Results for 'Ernani Pinheiro Chaves'

1000+ found
Order:
  1.  31
    Do “sujeito de desejo” ao “sujeito do desejo”: Foucault leitor de Santo Agostinho.Ernani Pinheiro Chaves - 2019 - Revista de Filosofia Aurora 31 (52).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  4
    Apresentação.Ernani Chaves - 2021 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 3 (5).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  39
    Considerações sobre o ator: uma introdução ao projeto nietzschiano da fisiologia da arte.Ernani Chaves - 2007 - Trans/Form/Ação 30 (1):51-63.
    Contemporâneo ao projeto da transvaloração de todos os valores, o esboço de uma “fisiologia da arte” adquire um papel central nos últimos escritos de Nietzsche. Trata-se de uma perspectiva que supõe uma superação tanto da “metafísica de artista” da fase inicial, quanto da crítica ao romantismo, da chamada segunda fase. Partindo da discussão a respeito da pertinência e do uso do termo fisiologia na obra de Nietzsche, este artigo pretende apresentar, nas suas linhas gerais, o alcance desse projeto para a (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  4.  48
    Biopolítica, Neoliberalismo e guerra às drogas.Ernani Chaves & Eduardo Neves Lima Filho - 2022 - Revista de Filosofia Aurora 34 (61).
    O artigo pretende explorar, a partir de Michel Foucault, a ligação entre biopolítica, neoliberalismo e a chamada guerra às drogas, a fim de tentar esclarecer as motivações econômicas e políticas que fundamentam o tipo de combate às drogas que impera no mundo contemporâneo. O Brasil não está distante desse tipo de política que, apoiada em discursos legitimadores, tais como o discurso médico e mesmo o psicologizante, estabelecem não apenas a partilha entre os que devem viver e os que precisam morrer, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5. Dos “Atletas da Temperança” Ao “Herói Virtuoso”, Do Rei Ao Pastor: Foucault e o Que Há de Singular No Cristianismo.Ernani Chaves - 2024 - Síntese Revista de Filosofia 51 (159):129.
    O objetivo deste artigo é apresentar nas suas linhas mais gerais alguns aspectos da análise que Foucault fez do cristianismo, com a finalidade de apontar o que há neste de singular. Para isso, vamos centrar nossa atenção nos quatro livros publicados no interior do projeto de uma História da sexualidade, cujos três primeiros volumes foram publicados em 1976 e 1984, enquanto o último volume apenas em 2018. Esta análise, por sua vez, pressupõe a genealogia do sujeito de desejo, que podemos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  18
    Do “sonho literário” ao “sonho político” da peste: Foucault, leitor (crítico) de Camus.Ernani Chaves - 2020 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 11:e21.
    A partir da oposição entre “sonho literário” e “sonho político”, pretendemos analisar a crítica que Foucault faz à “literatura da peste”, na qual se inclui o conhecido livro de Albert Camus. Ao final, procuramos sinalizar para o fato de que, tomando o caso do Brasil, é pertinente dizer, com Foucault, que as relações entre medicina e política constituem o pano de fundo das formas de normalização instituídas durante a pandemia do covid 19, mas que também, apesar das críticas de Foucault (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  6
    Foucault, Deleuze e o Papel Dos “Intelectuais”.Ernani Chaves - 2019 - REVISTA APOENA - Periódico dos Discentes de Filosofia da UFPA 1 (2):7.
    O objetivo deste artigo é apresentar e analisar a questão do papel dos “intelectuais” a partir de um diálogo entre Foucault e Deleuze, publicado no Brasil com o título de “Os intelectuais e o poder”, no livro Microfísica do poder. A partir deste diálogo, mostramos em que medida Foucault e Deleuze, posteriormente, vão conceber a relação entre a figura do intelectual e ação política, de maneira nem sempre congruente e, muitas vezes, oposta. Trata- se, portanto, de indagar as questões que (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  12
    Lessing, um espírito livre. Sobre o aforismo 103 de O Andarilho e sua Sombra.Ernani Chaves - 2016 - Cadernos Nietzsche 37 (1):297-316.
  9.  20
    Mito e política: notas sobre o conceito de destino no "jovem" Benjamin.Ernani Chaves - 1994 - Trans/Form/Ação 17:15-30.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  41
    Nietzsche, Foucault E a teoria crítica: Elementos preliminares para um debate.Ernani Chaves - 2016 - Philósophos - Revista de Filosofia 21 (2):49-68.
    Na chamada primeira geração da Teoria Crítica, a de Adorno e Horkheimer, Nietzsche, ao lado de Marx e Freud foi um interlocutor privilegiado. A crítica de Habermas, nome central da segunda geração, separou Nietzsche da Teoria Crítica, ou melhor, atribuiu a Nietzsche parte dos problemas da crítica que a primeira geração dirigiu à razão. Já a terceira geração, da qual Axel Honneth é o nome mais conhecido, volta a problematizar a relação entre Teoria Crítica e Nietzsche, por meio do pensamento (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  12
    Nem gênio, nem herói: Nietzsche, Renan E a figura de Jesus.Ernani Chaves & Allan Davy Santos Senab - 2008 - Revista de Filosofia Aurora 20 (27):321.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  30
    O trágico, o cômico e a "distância artística": arte e conhecimento n'A Gaia Ciência, de Nietzsche.Ernani Chaves - 2005 - Kriterion: Journal of Philosophy 46 (112):273-282.
  13.  11
    O trágico, o cômico e a "dist'ncia artística": arte e conhecimento n'A Gaia Ciência, de Nietzsche.Ernani Chaves - 2005 - Kriterion: Journal of Philosophy 46 (112):273-282.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  25
    Psiquiatrizar e judicializar: a constituição histórica da Psiquiatria, no Vigiar e Punir.Ernani Chaves - 2017 - Doispontos 14 (1).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  15
    Sobre o significado ea importância do pensamento de Nietzsche: a correspondência entre Max Horkheimer e Wolfgang Müller-Lauter.Ernani Chaves - 2007 - Cadernos de Filosofia Alemã 9.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16. Justiça restaurativa: Uma análise sociológica dos Fins que os meios punitivos não alcançam.Karina Bezerra Pinheiro & Raul Rocha Chaves - 2013 - Revista Fides 4 (1):117-128.
    JUSTIÇA RESTAURATIVA: UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DOS FINS QUE OS MEIOS PUNITIVOS NÃO ALCANÇAM.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Acerca da relação do discurso de Alcibíades com os outros discursos do Banquete platônico.Friedrich Nietzsche & Ernani Chaves - 2012 - Hypnos. Revista Do Centro de Estudos da Antiguidade 28:183-186.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  39
    Nietzsche, F. a vontade de poder. Tradução de Marcos sinésio Pereira Fernandes E francisco José Dias de Moraes. Apresentação de gilvan Fogel. Rio de janeiro: Contraponto, 2008. [REVIEW]Ernani Chaves - 2008 - Revista de Filosofia Aurora 20 (27):449.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  55
    Systematic reviews showed insufficient evidence for clinical practice in 2004: what about in 2011? The next appeal for the evidence‐based medicine age. [REVIEW]Paulo José Fortes Villas Boas, Regina Stella Spagnuolo, Amélia Kamegasawa, Leandro Gobbo Braz, Adriana Polachini do Valle, Eliane Chaves Jorge, Hugo Hyung Bok Yoo, Antônio José Maria Cataneo, Ione Corrêa, Fernanda Bono Fukushima, Paulo do Nascimento, Norma Sueli Pinheiro Módolo, Marise Silva Teixeira, Edison Iglesias de Oliveira Vidal, Solange Ramires Daher & Regina El Dib - 2013 - Journal of Evaluation in Clinical Practice 19 (4):633-637.
  20. Pelo direito de recontar-se: uma análise das narrativas orais de mulheres em situação de prisão // For the right to recount it: an analysis of oral narratives of women in prison.Maria Aparecida de Barros & Pinheiro - 2015 - Conjectura: Filosofia E Educação 20 (Espec):240-262.
    O silêncio e a invisibilidade são as palavras que melhor representam a história da mulher no decorrer de muitos séculos. Desde a antiguidade, as mulheres foram impedidas de falar, e até nos dias atuais, infelizmente, pouco se valoriza o discurso feminino. Em diversas sociedades, o direito a expressar-se é severamente combatido, punido com rigor. A essas mulheres, vilipendiadas em seus direitos, resta um único espaço: o da subalternidade. Nesse contexto de subalternidade, habitando o espaço prisional marginal, fazer uso da palavra (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  11
    Desafios e dilemas da condição de trabalho de professores iniciantes no magistério público no DF.Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro Silva & Deise Ramos Rocha - 2021 - Educação E Filosofia 35 (73):113-130.
    Desafios e dilemas da condição de trabalho de professores iniciantes no magistério público no DF Resumo: Este trabalho se origina nas preocupações voltadas às condições de trabalho de professores que iniciam na docência e tem por objetivo estudar a condição de trabalho do professor no início da carreira, buscando entender os desafios e dilemas enfrentados, no intuito de contribuir com a análise da realidade da atividade docente. O foco é o professor iniciante na Secretaria de Educação do Distrito Federal. Os (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  4
    A Reação de Feuerbach a Hegel e a Crítica Marxiana À “Ideologia Alemã”: Bases Para Uma Crítica da Ideologia Na Contemporaneidade.Wécio Pinheiro Araújo - forthcoming - Revista Dialectus.
    este trabalho constitui-se enquanto uma análise de corte sincrônico relativa a algumas questões atinentes à crítica desenvolvida por Marx e Engels à filosofia alemã/hegeliana, na obra que ficou conhecida como A ideologia alemã (Die deutsche Ideologie). Partimos do imbróglio da consciência (Bewusstsein) situado em Feuerbach, travejado pela herança hegeliana, e sob a presença do uso que Marx e Engels fazem do conceito de ideologia. No resgate das fontes filosóficas fundamentais ao pensamento marxiano, explora o debate envolvendo ser e consciência, e (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  37
    A atualidade de Santo Agostinho: uma perspectiva teológico-pastoral.Luiz Antônio Pinheiro - 2008 - Horizonte 7 (13):115-126.
    Este artigo pretende abordar a atualidade de Santo Agostinho a partir de uma perspectiva teológico-pastoral. O pensamento e a espiritualidade de Santo Agostinho (354-430) sobreviveram na cultura ocidental como uma das contribuições mais vigorosas do Cristianismo e sua experiência de vida, bem como seu legado espiritual, filosófico e teológico trazem profundas intuições na busca de resposta às grandes questões dos homens e mulheres de todos os tempos. Sua conversão é um “evento hermenêutico” que se constitui como chave de leitura para (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  60
    Liberdade e coação no direito de Kant.Celso de Moraes Pinheiro - 2007 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 52 (1):15-24.
    Kant divide a filosofia moral em duas partes: Ética e Teoria da Justiça. Cada uma é composta de diferentes descrições de deveres e direitos. A Ética contém deveres e direitos internos, voluntários e não-coercitivos. A Teoria da Justiça contém deveres e direitos externos e coercitivos. Os dois tipos de deveres e direitos são definidos em sua relação um com o outro. O que distingue os deveres éticos, ou deveres de virtude, dos deveres jurídicos, é que a compulsão externa para o (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  21
    Duplo Aspecto da Reprodução e Sua Influência na Educação.Maria Zélia Pinto da Silva, Víctor Moita Pinheiro, Fátima Maria Nobre Lopes & Adauto Lopes da Silva Filho - 2022 - Educação E Filosofia 36 (77).
    Resumo: Tomando o pensamento lukacsiano, podemos afirmar que as distorções que se apresentam no trabalho refletem diretamente nos atos reprodutivos do homem, na sua sociabilidade. Portanto, todas as categorias da superestrutura ficam comprometidas, inclusive a educação, visto que o espelhamento da realidade estará fundamentado na exploração promovida pelo capital. Partindo dessas considerações o presente artigo objetiva mostrar como o duplo aspecto da reprodução também se reflete na educação. Para tanto tomamos o pensamento do filósofo György Lukács, a partir da sua (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  32
    Presentism: Essential Readings.Ernâni Magalhães & Nathan L. Oaklander (eds.) - 2010 - Lexington Books.
    Presentism: Essential Readings contains writings—classic and contemporary—that acquaint the reader with different versions of presentism, standard philosophical and scientific objections to presentism, and their attempted solutions. Detailed introductions to each part of the book make the discussions accessible to students and those unfamiliar with this fascinating and controversial philosophy.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  27.  1
    Metafísica e história.Ernani Maria Fiori, Maria Sieczkowska Mascarello, Otilia Beatriz Fiori Arantes & Maria Tereza Papaléo - 1987 - Porto Alegre-RS: L&PM Editores. Edited by Maria Sieczkowska Mascarello, Maria Tereza Papaléo & Otilia Beatriz Fiori Arantes.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28. Kierkegaard.Ernani Reichmann - 1972 - Curitiba: Edições Jr..
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  11
    Ontological Paraconsistency Has a Place.Marcia Ricci Pinheiro - 2016 - International Journal of Philosophy 4 (1):1.
    In this paper, we recover the idea cast by Graham Priest to our ears in 2000: That it was possible to experience Ontological Paraconsistency in life. He had, back then, as a translation of his thinking, a painting by Escher: The stairs could be going up or down, and one could not tell where they were going by simply examining the painting. The most obvious argument as to why that was not an instance of Ontological Paraconsistency found in reality was (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  75
    Kant’s Moral Theory and Demandingness.Alice Pinheiro Walla - 2015 - Ethical Theory and Moral Practice 18 (4):731-743.
    In this paper, I sketch a Kantian account of duties of rescue, which I take to be compatible with Kant’s theory. I argue that there is in fact no “trumping relation” between imperfect and perfect duties but merely that “latitude shrinks away” in certain circumstances. Against possible demandingness objections, I explain why Kant thought that imperfect duty must allow latitude for choice and argue that we must understand the necessary space for pursuing one’s own happiness as entailed by Kant’s justification (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   16 citations  
  31. Armstrong on the spatio-temporality of universals.Ernâni Magalhães - 2006 - Australasian Journal of Philosophy 84 (2):301 – 308.
    Provocatively, David Armstrong's properties are supposed to be both universals and spatio-temporal. What does this amount to? I consider four of Armstrong's views, in order of ascending plausibility: (1) the exemplification account, on which universals are exemplified by space-times; (2) the location account, on which universals are located at space-times; (3) the first constituent account, on which spatio-temporal relations are elements of what I call the form of time; and, the true view, (4) the second constituent account, on which universals (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   9 citations  
  32.  75
    The Surprise Quiz Paradox: A Dialogue.Ernani Magalhaes - manuscript
    Despite having been solved numerous times, the surprise quiz paradox persists in the intellectual imagination as a riddle. This dialogue aims to dispel the fallacies of the paradox in an intuitive way through the causal format of a dialogue. Along the way, two contributions are made to the literature. Even if the student knew there would be a quiz at the end of a quizless Thursday, the fact that the quiz will be a surprise Friday would provide a Gettier-style defeater (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Presentism, persistence and composition.Ernâni Magalhães - 2011 - Pacific Philosophical Quarterly 92 (4):509-523.
    Pace Benovsky's ‘Presentism and Persistence,’ presentism is compatible with perdurantism, tropes and bundle-of-universals theories of persisting objects. I demonstrate how the resemblance, causation and precedence relations that tie stages together can be accommodated within an ersatzer presentist framework. The presentist account of these relations is then used to delineate a presentist-friendly account of the inter-temporal composition required for making worms out of stages. The defense of presentist trope theory shows how properties with indexes other than t may be said to (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   4 citations  
  34.  11
    Bem comum e cidadania numa era emotivista.Victor Sales Pinheiro, Lucas Oliveira Vianna & Matheus Thiago Carvalho Mendonça - 2022 - Isonomía. Revista de Teoría y Filosofía Del Derecho 55.
    Bien común y ciudadanía en una era emotivista: la política identitaria como vector de crisis y renovación del debate público Este artículo analiza los conceptos de ciudadanía y bien común, considerando la crisis del debate público provocada, entre otras causas, por una distorsión de las políticas identitarias, en el contexto del emotivismo moral moderno. Para ello, este trabajo adopta la metodología de la revisión bibliográfica para desarrollar un análisis teórico de conceptos centrales de la filosofía práctica contemporánea, abarcando diversas referencias, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35. Temporal Passage Demystified.Ernani Magalhaes - manuscript
    Time passes iff: P and then Q, for any tensed P and Q. Mary sits; and then she stands. The view—dynamic succession—accommodates the intuition that time passes when events change their A-characteristics: my next birthday is 11 months future and then 10 months future and so on. The view implies an intimate connection between passage, persistence, and change. Persistence and change both presuppose passage. The view charts a path between A-theories (invoking past, present, future) and B-theories (invoking succession). A-theories of (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36. Plain Paritculars.Ernâni Magalhães - 2015 - Grazer Philosophische Studien 92 (1):87-108.
    Are concrete objects in some sense made up of the properties they exemplify? A distinguished tradition holds they are. I begin by defending the distinction: there is a real and not just semantic distinction between asserting and denying that concrete objects have their properties as parts. I then argue in favor of the view that concrete objects are not made up of their parts. First, this view has less ontological baggage than its opponent. Next, the supposed advantages of the alternative (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37. What Is It Like To Be Past?Ernani Magalhaes - manuscript
    The Growing Block Theory of time asserts that temporal reality encompasses all present and past things. The world grows as things come to be present. When something becomes past it does not cease to be, it simply moves away from the growing edge of reality. Thus past things are just like present ones, except not present. But if past things are just as real as present ones, and qualitatively just like them, how can I tell if what is happening is (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38. Local Desire Satisfaction and Long Term Wellbeing: Revisiting the Gout Sufferer of Kant’s Groundwork.Alice Pinheiro Walla - 2015 - Belgrade Philosophical Annual.
    In this paper, I analyze the least discussed of Kant’s four examples of duty in the first section of his Groundwork to the Metaphysics of Morals: the gout sufferer who is no longer motivated by natural interest in his long-term wellbeing, and is thus in a unique position to secure his own happiness from duty. This example has long been wrongly interpreted as a failure of prudential rationality, as recently illustrated by Allen Wood’s reading of that example. -/- I argue (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  39.  61
    Introduction: McTaggart’s Paradox at One Hundred.Ernâni Magalhães - 2010 - Philosophia 38 (2):225-227.
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  12
    Presentism: Essential Readings.Ernâni Magalhães & L. Nathan Oaklander (eds.) - 2010 - Lexington Books.
    Presentism: Essential Readings contains writings—classic and contemporary—that acquaint the reader with different versions of presentism, standard philosophical and scientific objections to presentism, and their attempted solutions. Detailed introductions to each part of the book make the discussions accessible to students and those unfamiliar with this fascinating and controversial philosophy.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  41.  7
    Time for Bergmann’s Bare Particulars.Ernâni Magalhães - 2007 - In Laird Addis, Greg Jesson & Erwin Tegtmeier (eds.), Ontology and Analysis: Essays and Recollection about Gustav Bergmann. De Gruyter. pp. 123-132.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  42.  14
    Does Music Training Improve Emotion Recognition Abilities? A Critical Review.Marta Martins, Ana P. Pinheiro & César F. Lima - 2021 - Emotion Review 13 (3):199-210.
    There is widespread interest in the possibility that music training enhances nonmusical abilities. This possibility has been examined primarily for speech perception and domain-general abilities su...
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  43.  12
    Ironia e terror nas representações do automóvel no início do século XX.Marilda Lopes Pinheiro Queluz & Flavia Roberta Villatore - 2012 - Dialogos 16 (Supl.).
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  20
    Implementing the Triple Helix Model: Means-Ends Decoupling at the State Level?Myroslava Hladchenko & Romulo Pinheiro - 2019 - Minerva 57 (1):1-22.
    The Triple Helix is a global model originating in developed economies but less developed countries have also made attempts to implement it into their national contexts. Meanwhile, the national context can be characterised by means-ends decoupling at the state level which implies that policies and practices of the state are disconnected from its core goal of creating public welfare. It refers to the oligarchic economies in which the state is captured by exploitative, rent-seeking oligarchies in business and politics. Ukraine is (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  45. Movimento Funk carioca, cultura popular E Mercado: Limites da consciência de gênero à emancipaçâo da mulher trabalhadora.Cláudia Toffano Benevento & Luci Faria Pinheiro - 2017 - Saberes Em Perspectiva 7 (17):7-28.
    O funk é hoje considerado uma das maiores manifestações culturais de massa do Brasil e está diretamente relacionado aos estilos de vida e experiências da juventude oriunda de favelas, portanto ele reflete a vida cotidiana em comunidades do Rio de Janeiro. Este artigo consiste em uma análise crítica construída em torno das mulheres Mc’s do Movimento Funk Carioca e, tem como objetivo analisar por meio do cotidiano da mulher trabalhadora as contradições da cultura popular expressas nas músicas que alimentam uma (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  17
    El “nuevo orden mundial” entre la dispersión del poder y la hegemonía.Benjamín Herrera Chaves - 2006 - Polis 13.
    El artículo aborda el análisis del proceso de formación histórica de la hegemonía de los Estados Unidos de Norteamérica sobre el sistema internacional y el papel que han jugado en ella el fin de la Guerra Fría, y la instauración de un sistema económico único. Posteriormente analiza la puesta en práctica los planteamientos de los llamados ‘neoconservadores’ con la llegada de la administración de Bush hijo al gobierno de ese Estado. Posteriormente se analizan las consecuencias de esa política como factores (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47.  9
    Rawls, justiça distributiva e regimes socioeconômicos.Luiz Bernardo Leite Araujo & Rennan Guerra Pinheiro - 2022 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 13 (1):e01.
    Em Uma teoria da justiça, John Rawls desenvolve os principais conceitos de sua concepção de justiça conhecida como “justiça como equidade”. Nosso foco é o aspecto distributivo desta concepção. O presente artigo procura mostrar características definidoras de uma sociedade organizada conforme as demandas de justiça dos dois princípios de justiça rawlsianos. Para tanto, exploramos os principais aspectos de uma democracia dos cidadãos-proprietários e do socialismo liberal, que são os exemplos de modelos de organização socioeconômica citados por Rawls como compatíveis com (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48. South-South talk.L. H. M. Ling & Carolina M. Pinheiro - 2020 - In Arlene B. Tickner & Karen Smith (eds.), International relations from the global South: worlds of difference. New York, NY: Routledge.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  2
    Conversaciones sobre redes educativas con “piel en carne viva” – problematizando la dicotomía entre hecho e imaginación.Leonardo Rangel, Sueli Lago Pinheiro & Marcia Costa Rodrigues - forthcoming - Voces de la Educación.
    El objetivo de este ensayo es resaltar los movimientos singulares basados ​​en la investigación de la vida cotidiana y presentar otras formas de “sentir, percibir, imaginar, pensar” en/de/con (el) mundo. Optamos por conversaciones con los autores para resaltar que los movimientos de formación se dan en las redes que componen las diferentes vidas cotidianas, no en el sujeto, ni en el objeto, sino en las relaciones en el devenir.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50. Seminário integrado: Ambiente de interdisciplinaridade E de pesquisa no ensino médio politécnico.Ana Paula Rebello, Lisiane Araujo Pinheiro & João Bernardes da Rocha Filho - 2017 - Saberes Em Perspectiva 7 (17):65-77.
    Neste trabalho são apresentados dados e reflexões sobre a proposta pedagógica de Ensino Médio Politécnico, implantada desde 2012 nas escolas públicas estaduais do Rio Grande do Sul, Brasil. Tendo como pano de fundo as concepções do Educar pela Pesquisa e da Interdisciplinaridade - eixos norteadores da parte diversificada denominada Seminário Integrado -, a investigação teve cunho qualitativo, apresentando inferências sobre as compreensões acerca do conceito de pesquisa alcançadas pelos estudantes. As intervenções pedagógicas da investigação foram desenvolvidas em quatro turmas de (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000